EQUIPAMENTOS

Bússola


Para quem está em uma área de mata selvagem, como por exemplo, na mata atlântica, é importante ter uma bússola. Cruzar áreas de mata fechada, ou regiões onde não há pontos de referencia visual, pode ser complicado sem uma referência. Por isso é importante ter sempre em mãos uma bússola. 
Existem muitos tipos de bússola, mas tome cuidado, alguns modelos podem ser atraentes e até muito bonitos, mas muitos deles não funcionam realmente, são mais como enfeites, tipo chaveiros ou coisa do tipo. As bússolas mais precisas, são aquelas utilizadas pela marinha, exercito e campistas experientes, por isso pesquise antes de comprar sua bússola.

Faca 


A Faca talvez seja o item mais importante, pois com ela você pode se defender, se alimentar, caçar, pescar, e mais uma infinidade de coisas. É realmente um item indispensável em qualquer kit de sobrevivência. As facas mais funcionais são as preferidas. Aquelas que possuem cabo de madeira ou plástico, podem ser pouco duráveis em condições estremas, pois algumas vezes é necessário expor sua faca ao fogo ou a agentes corrosivos e se o cabo for pouco resistente é provável que ira se perder.
Existem facas de Camping que vem acompanhadas de uma infinidade de quinquilharias, mas tenha em mente que o importante é a faca e não os outros apetrechos que a acompanham. Imagine a faca que você está comprando sendo utilizada para uma infinidade de coisas e se ela se mostrar adequada compre, senão escolha outra.

Pederneira 


As pederneiras são pedaços de magnésio, que ao ser raspados com um pedaço de aço, ou ferro, provocam faíscas que ao ser direcionadas para algodão, papel picado, ou palha fina, podem produzir fogo. Você pode até pensar: "porque não um isqueiro?". Por um motivo muito simples, os isqueiros tem uma carga de gás limitada, e costumam dar problemas de funcionamento quando expostos a água ou outros agentes. Já a pederneira pode durar muito mais, é simples de carregar e produz fogo com relativa facilidade, além de não ter o risco de explodir como um isqueiro. As pederneiras podem ser levadas em um cordão no pescoço, não pesam relativamente nada e podem salvar sua vida em uma situação de frio extremo.
Mas saiba que fazer fogo com uma pederneira exige uma certa prática, pois não é tão fácil de fazer fogo com elas na primeira tentativa, porém não é difícil de aprender. O meu conselho é que você compre duas pederneiras, uma para praticar e outra para deixar no seu kit de sobrevivência.

Equipamentos eletrônicos 


Equipamentos eletrônicos são coisas delicadas e que quebram facilmente em situações extremas. Por isso tenha em mente, não depender exclusivamente de eletro-eletrônicos. Um pico de radiação, ou até um pulso eletro-magnético,  pode simplesmente pode simplesmente torrar equipamentos eletrônicos. Você pode até pensar: "mas como isso poderia acontecer?". Pois bem, saiba que a explosão de um transformador ao lado de sua casa, pode produzir uma onda eletromagnética capaz de queimar seus eletrônicos, mesmo que eles estejam desligados e não estejam na tomada.
Outra questão fundamental é que os eletrônicos precisam de um fonte de energia, como uma bateria ou um gerador, mas em condições criticas de sobrevivência, não é muito comum encontrar tais fontes de energia. Então é importante que você tenha pilhas e baterias extras, ou mesmo um pequeno gerador para fazer funcionar seu equipamento, senão ele não servirá para nada depois de algum tempo.

Lanterna


Hoje em dia existem lanternas pequenas com lampadas de LED que são leves e cuja autonomia pode chegar a muitas horas mais que uma lanterna convencional a lampada incandescente. Tenha em mente que uma lanterna tem que ser leve, se possível recarregável, com uma grande autonomia e quanto maior a distância do alcance da luz, melhor.

Rádios


Ficar isolado do mundo em situações em que você não sabe o que fazer é muito complicado. Em grandes catástrofes climáticas, furacões, inundações, e outros desastres que limitem sua segurança e mobilidade podem fazer com que você necessite de informações, para saber para que lado ir, o que fazer, ou onde buscar ajuda. Tais informações podem representar a diferença entre viver e morrer. Por isso ter sempre um pequeno rádio com capacidade para ondas curtas e longas é fundamental para se orientar.


Walkie Talkies também podem ser importantes para realizar certas tarefas em grupo, por exemplo, em situações onde alguém tenha que se afastar e ao mesmo tempo continuar a se comunicar com o grupo. Tais situações são complicadas, podem envolver a segurança do grupo, ou ainda a sua capacidade de superar obstáculos. Por isso é importante ter esse tipo de equipamento sempre que possível. Os melhores são aqueles que são impermeáveis e cujo alcance seja maior.

Celular



O celular é um instrumento fundamental pra muitas finalidades, mas talvez a mais importante é que com ele você pode ligar para o socorro e pedir resgate. Porém isso só é possível se você estiver no alcance das torres de celular. Alguns celulares possuem magnetômetro e sensor de geolocalização (GPS) embutidos, sendo assim podem servir como bússola, ou até mesmo como instrumentos de navegação, caso tenham os APPs adequados instalados e os respectivos mapas da área que você está navegando.
Manter os celulares sempre configurados e carregados é uma atitude muito prudente, pelo fato de não sabermos nunca quando realmente vamos precisar de suas funcionalidade.

GPS




Capa de chuva




Cantil (camelbak)








Nenhum comentário:

Postar um comentário